Dybbuk

sábado, 4 de maio de 2013.
   No folclore Judeu, um dybbuk é um espírito maligno possuidor, acredita-se que seja a alma "deslocada" de uma pessoa morta.
   Dybbuks são almas que escaparam de Geena (um termo hebraico vagamente análogo ao conceito de inferno) ou almas em que a entrada em Geena foi negada por terem cometido uma grave transgressão como o suicídio. A palavra dybbuk é derivada do Hebraico דיבוק e significa "anexo", o dybbuk se "anexa" (possui) ao corpo de uma pessoa viva e habita a sua carne. Segundo a crença, uma alma que foi incapaz de cumprir sua função durante a sua vida é dada outra oportunidade para fazê-la em forma de dybbuk. Ele supostamente deixa o corpo do hospedeiro, uma vez que tenha conseguido seu objetivo, ou em algumas vezes depois de ser "ajudado".

                                                
   
      A primeira vez que ouvi falar do dybbuk foi no filme Alma Perdida. Incialmente, pensei que o dybbuk fosse apenas um demônio ficticio que o cinema criou para assustar as pessoas, em especial, os gêmeos. Mas pesquisei e descobri que o dybbuk não é de todo um ser ficticio e que faz parte do folclore judaico. Eu super recomendo o filme para quem quer saber um pouquinho mais a respeito desse ser, que cá entre nós, me deixou morrendo de medo quando assisti o filme sozinha no escuro. Rsrs. Abaixo segue a sipnose. Se é daquelas que gosta de surpresas, cuidado para não ler demais a respeito do enredo. Ok? Vamos lá!


Alma Perdida (The UnBorn) - Sipnose

Casey Beldon começa a ter pesadelos e alucinações aonde um cachorro com aparência estranha e uma criança com olhos muito azuis e brilhantes aparecem. Enquanto ela está trabalhando como babá de Matty na casa de seus vizinhos ela escuta uma voz estranha saindo da baba eletrônica e vai ver o que é. Quando ela chega no quarto vê que Matty está mostrando um espelho para sua irmã menor. Cassey assustada pergunta a Matty o que está acontecendo e ele a ataca com o espelho fazendo um pequeno corte em seu rosto e fala: “Jumby quer nascer agora”. Cassey não entende nada e vai para a sua casa. Ela conta o que aconteceu para sua amiga Romy e ela conta para Cassey uma superstição de que não é bom uma criança com menos de um ano ver seu reflexo no espelho porque assim, ela morrerá cedo. Um tempo depois um olho de Cassey começa a mudar de cor e ficar um pouco azul, ela vai ao médico e ele a pergunta se ela era gêmea e explica que essa mudança de cor se deve a uma doença chamada Quimerismo (uma doença que ocorre quando uma célula se junta a outra antes do quarto dia de fecundação misturando o DNA da pessoa). A irmã de Matty (sua vizinha) morre, a superstição era verdadeira. O pai de Cassey conta para ela que ela teria um irmão gêmeo, mas que ele havia morrido ainda dentro do ventre, pois o seu cordão umbilical havia o enforcado, ele também disse a mãe dela havia dado apelidos aos dois, e que o apelido de seu irmão era Jumby. Cassey começa a suspeitar que o espírito de seu irmão está assombrando-a, pois ele quer nascer e entrar no mundo dos vivos. Cassey conhece Sofia Kozma ¬– que mais tarde ela descobre ser sua avó – que explica a Cassey que quando ela (Sofia) era pequena ela tinha um irmão gêmeo que morreu durante um experimento de nazistas em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Um dybbuk trouxe seu irmão de volta a vida e o usa como um portal para o mundo dos vivos. Sofia matou seu irmão para deter o dybbuk, e como uma vingança ele assombra a sua família. Cassey descobre que foi pelo fato de o dybbuk estar assombrando a sua mãe que ela enlouqueceu e se enforcou. Sofia da para Cassey um amuleto de proteção, diz para ela destruir todos os espelhos e queimar os restos e a manda procurar um rabino chamado Joseph Sendak, que pode realizar um exorcismo judaico em Cassey para afastar o dybbuk. Joseph não acredita na história de Cassey até ele ver um cachorro com a cabeça virada ao contrário em sua sinagoga. O dybbuk mata Sofia e, mais tarde, Romy. Cassey e seu namorado Mark vêem o espírito (dybbuk) depois que ele mata Romy e descobrem que ele está se tornando mais forte.
Sendak, Mark, Arthur e outros voluntários começam o exorcismo, mas o dybbuk os ataca e vários ficam feridos ou morrem. O espírito possui o padre Arthur e persegue Cassey e Mark. Mark mata Arthur, então o espírito se apossa dele. Cassey acerta o pescoço de Mark com o amuleto, Sendak chega e ele e Cassey acabam o exorcismo. O ritual arrasta o dybbuk do mundo dos vivos, mas Mark cai e morre durante a separação. Cassey lamenta pela morte de seu namorado, mas se pergunta por que o dybbuk se tornou ativo em sua vida naquele momento, então ela descobre que ela está grávida de Mark, de gêmeos.

2 Comentários:

Alessandra Marinho disse...

Estou assistindo o filme agora é muito interessante adoro filme de terror

Nicklaus Mickael disse...

- Demais esse filme , quero ter o olho azul também rsrs .

Postar um comentário

 
Mundo Obscuro © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |