Peeira, a fada dos lobos

terça-feira, 18 de dezembro de 2012.



 Peeira, fada dos lobos

Peeira corre sozinha
sem lobo para proteger
O vento bate de mansinho,
o que ela quer é correr.

Peeira é fada dos lobos,
a lua é seu amor
com ela estão protegidos
daquele que é caçador.

A lua encanto da noite
Peeira encanto dos lobos.
A lua é o deleite da Peeira,
Peeira é o encanto de todos.
O vento, para o calor abrandar,
O mato, para os lobos viverem,
A lua cheia para a noite clarear,
As peeiras, para os lobos protegerem.

José Maria de Almeida

A Peeira é uma criatura que segundo a lenda, seria a sétima filha de um casal ou ainda uma fada. Sua lenda provêm de Portugual e não é muito conhecida aqui no Brasil. Acredito que de fato, a Peeira seja um elemental. Não necessariamente uma fada. A Peeira é uma jovem que costuma andar na companhia de uma alcatéia, a qual controla. Versões mais sombrias da lenda, contam que ela seduz os homens que encontra em seu caminho para depois transformá-los em comida para sua alcatéia. A deusa Hécate é um tipo de Peeira. Que pode ser vista em clareiras ou esquinas, ora com uma matilha, ora com uma alcatéia. Acreditava-se que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam. Ela enviava aos humanos os terrores nocturnos e aparições de fantasmas espectros. Era associada à deusa Perséfone, a rainha dos infernos, lugar onde Hécate vivia. Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova. Era representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço. Seus animais eram os cachorros, lobos e ovelhas negras.
  A  Peeira também é considerada por muitos como um tipo de lobisomem. O que acho que não tem nada haver, pois não há nenhum relato que ela tenha assumido a forma animalesca do lobisomem.

4 Comentários:

gizelle castro disse...

Gostei muito pois nao conhecia esta lenda,gosto muito de historias fantasticas,seu blog e legal.

Lilith Melville disse...

Muito obrigada pelo seu comentário, Gizelle.
Volte sempre!

Jhulia Candine disse...

Gostei do teu blog, mas gostei ainda mais de VC ( pelas descrições q VC MSM deu)... meu nome e Jhulia e eu também escrevo, não profissionalmente como vc , mas escrevo algumas coisas ate interessantes... sou uma sacerdotisa da lua, também praticante da wicca. Gostaria MT q entrasse em contato CMG, meu email e: jhuliacandine@gmail.com

Lilith Melville disse...

Boa noite Jhulia! :)
Que bom encontrar alguém que siga a Wicca, assim como eu. Ainda mais uma sacerdotisa.
Pode me adicionar no face, se quiser.
Um abraço, fique com a deusa.

Postar um comentário

 
Mundo Obscuro © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |